Sauville
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5 Combate e turnos Empty 5 Combate e turnos

Seg Jun 10, 2024 5:28 pm

5: Combate e turnos


No RPG, as narrativas se desdobram em duas categorias distintas: as Cenas Narrativas e as Cenas de Combate.

Cenas narrativas
Essas ocorrem quando não há confronto direto entre personagens. Aqui, os personagens colaboram para alcançar objetivos, como conversas, viagens ou negociações. Não há ordens de turnos, e os jogadores contribuem à medida que desejam, geralmente sem a necessidade de lançar dados, a menos que o narrador o solicite.

Cenas de Combate
Já nestas cenas, as regras de turnos e rodadas são estritamente aplicadas. Isso acontece quando personagens se enfrentam diretamente, resultando em um conflito que precisa ser resolvido com um dos personagens emergindo vitorioso.

Roteiro de Ações: Durante as cenas de combate, os jogadores determinam a ordem de suas ações com base em sua Frieza que atua como Iniciativa. Os turnos são cronometrados pela maior iniciativa, onde os jogadores realizam uma Ação padrão e uma Manobra. Cada jogador age, e, lança seus dados um por vez, até os turnos se encerrarem e uma rodada for composta.
Ação Padrão: Esta é a principal ação a ser realizada no turno. Pode ser usada para atacar, utilizar itens, lançar habilidades ou realizar testes de perícia. O jogador tem apenas uma ação padrão por turno, o que exige uma escolha cuidadosa da ação desejada.
  • Ataque: Para realizar um ataque, o personagem deve mirar em um alvo dentro do Alcance "Engajado" da arma, a menos que a arma permita o contrário ou seja uma arma de ataque à distância.
  • Defesa: A Ação de Defesa melhora o seu valor de Defesa, entretanto, mesmo que não utilize a ação de Defesa, seu personagem sempre age de modo a evitar ataques. Contra armas de disparo ou arremesso, a defesa é baseada na esquiva.

Movimentação: Como o nome sugere, esta ação permite que o jogador realize movimentos especiais, como se aproximar de um inimigo, recuar de um perigo, ou mirar para um ataque. Cada jogador tem uma manobra livre por turno, que pode ser usada em conjunto com a ação padrão.

Ação Livre: Esta é uma ação mais simples, que não requer todo o tempo do turno do personagem e pode ser realizada durante outros turnos. Exemplos incluem falar com um aliado, deixar cair um item no chão ou usar habilidades simples. Essas ações não interferem nas outras ações que o jogador pode realizar em um determinado turno.

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