Sauville
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Seg Jun 10, 2024 1:36 pm

2: Atributos


O que são os Atributos? Eles são uma medida que nos permite ter um parâmetro de como o seu personagem interage com o mundo. A maior parte deles corresponde a uma habilidade, de forma que o termo “atributo” não é exatamente o mais preciso para esse sistema.

Entenda os “atributos” como campos de habilidades gerais de seu personagem. Caso você repare com atenção, nenhum deles é uma capacidade inata. Diferente das atribuições normais que se dá a Força, Destreza, Aparência e outros artifícios, eu optei por criar um modelo dependente da interação com o mundo, o que casa muito melhor com este universo.

Para os atributos, todos os humanos sempre começam com 1 em cada um deles. O máximo de distribuição de pontos em atributos é 5, ou seja, a graduação mais alta é sempre Experiente.

Os atributos são suas características principais que servem como base para todas as outras habilidades que você pode aprender. Por exemplo, se você é inteligente e dedicado, pode decidir se tornar um estudioso.

Força
Descrição: Representa uma combinação de musculatura, poder bruto e resistência no geral. Personagens com um alto valor de força encontram-se em forma, não adoecem com facilidade e tem uma forte constituição.
Exemplos de Testes de Força
Forçar para abrir uma porta emperrada, trancada ou bloqueada.
Libertar-se de amarras.
Forçar-se através de um túnel que é muito pequeno.
Segurar-se em um vagão enquanto é arrastado atrás dele.
Tombar uma estátua.
Impedir uma grande pedra de rolar.


Destreza
Descrição: É a habilidade geral que mede sua agilidade, precisão, coordenação motora e o controle corporal. Personagens com nível alto de Destreza têm um bom senso de equilíbrio, flexibilidade e mãos hábeis. O Mestre pode pedir um teste de Destreza quando você tentar realizar uma das seguintes tarefas:
Exemplos de Testes de Destreza
Controlar uma carruagem muito carregada em uma ladeira.
Abrir uma fechadura.
Desarmar uma armadilha.
Amarrar um prisioneiro com segurança.
Escapar de amarras.
Tocar um instrumento de cordas.
Criar um objeto pequeno ou detalhado.


Constituição
Descrição: A Constituição mede a saúde, a resistência e a força vital. Um personagem com grande determinação têm uma elevada constituição
Exemplos de Testes de Constituição
Segurar a respiração.
Marchar ou trabalhar por horas sem descanso.
Ficar sem dormir.
Sobreviver sem comida ou água.
Beber uma caneca de cerveja de uma só vez


Inteligência
Descrição: Mede o intelecto, educação e a acuidade mental. Personagens com alto nível de Intelecto podem criar misturas fantásticas, lembrar-se de detalhes e beneficiar-se de experiências anteriores.
Exemplos de Testes de Inteligência
Comunicar-se com uma criatura sem usar palavras.
Estimar o valor de um item precioso.
Conseguir um disfarce para fazer-se passar por um guarda da cidade.
Forjar um documento.
Recordar conhecimento sobre um ofício ou profissão.
Vencer um jogo de habilidade


Sabedoria
Descrição: A Sabedoria reflete como você está em sintonia com o mundo ao seu redor e representa percepção e intuição.
Exemplos de Testes de Sabedoria
Obter um pressentimento sobre o que fazer.
Identificar a origem mágica de uma criatura.
Estabelecer empatia com alguma criatura.


Carisma (Carisma em D&D)
Multiplicador: Dano Mágico (Poder × Espírito)
Descrição:Representa o destemor, a presença, a confiança e a força de personalidade de um personagem. Os que têm alto nível de carisma são lideres natos, chamam atenção quando entram em estabelecimentos, e se adaptam rapidamente às situações sociais.
Exemplos de Testes de Espírito
Convencer, intimidar e amedontrar alguem
Misturar-se na multidão para descobrir os temas centrais da conversa
Seduzir.


Outros Atributos
Além dos seus atributos principais, cada personagem também possuí características secundárias – Elas são diferentes, representam valores importantes que variam de pessoa para pessoa – eles também dão detalhes mais técnicos e específicos sobre você.

Pontos de Vida (HP): Representa sua saúde. Quando chegam a 0, você morre.
Pontos de Energia (EP): Representa sua energia física e mental. Ao zerá-los, você fica exausto até o final do encontro ou descanso. Você recupera 20 Energia por Turno que fica sem usar ela.
Resistência: Sua resiliência a danos. Quanto maior, menor o dano recebido após mitigação – O valor mínimo de dano recebido pós mitigação é de 10.
Defesa: Sua capacidade de evitar ataques. Para ser atingido, um ataque deve superar sua defesa.
Velocidade: Quantos metros você pode se deslocar em uma manobra.
Capacidade: Quantidade de itens que você pode carregar sem sobrecarregar-se.
Postura: Quantidade de golpes que você pode bloquear com sucesso antes de ter uma quebra de postura. – Você recupera 1 Postura ao final de cada turno que ela não tenha sido reduzida. Com a postura quebrada sua Defesa cai pela metade.
Experiência: Reflete quantas habilidades, perícias, talentos e poderes você pode adquirir.

Graduação

Todas as suas características querem dizer alguma coisa. Eles não são apenas valores numéricos, mas sim medidas importantes da evolução do seu personagem ao longo do tempo. Isso não significa que você está completamente preso ao conceito aqui descrito, se quer começar com um personagem que é muito alto e forte, mas em sua ficha inicial não quer colocar todos os pontos em Força, tudo bem. Interpreta-se que o personagem é forte, mas que por algum motivo não consegue exercer essa força. Talvez esteja doentinho com espirros ou com o braço fraturado. Apenas lembre-se de justificar os parâmetros escolhidos.

Essas Graduações também se aplicam como fatores de definição narrativa para as Perícias.  

Nível 0 - Nulo: Seu personagem é totalmente ignorante ou totalmente débil para realizar tarefas associadas a essa característica. Ele pode até tentar fazer alguma coisa, mas a sorte nunca estará do seu lado, de forma que ele receberá sempre +2 de Dificuldade em qualquer ação na qual não tenha graduação nenhuma.

Nível 1 - Fraco: Seu personagem possui uma noção geral de como desempenhar a característica. Quem sabe ele já viu alguém fazendo, ouviu uma pessoa dizendo que viu alguém fazendo ou apenas possui algum grau de senso comum de como realizar aquilo. Nesses casos, ele não tem habilidade, mas não sofre deméritos muito grandes por isso.

Nível 2 - Mediano: Seu personagem já possui alguma experiência ou treinamento na característica em si. Ele pode ter acumulado conhecimento e praticado um pouco mais, por isso, exercer essas tarefas já é algo mais cômodo, mas está longe de impressionar alguém.

Nível 3 - Bom: Seu personagem é bom. É o que dá para dizer. Nesse nível ele já treinou bastante essa característica, desenvolvendo ela de uma forma a conseguir resultados favoráveis com maior frequência. Nesse nível, você pode ser considerado talentoso ou perigoso, às vezes os dois.

Nível 4 - Treinado: Seu personagem já treinou muito essa característica. Ele desenvolveu essa capacidade de uma forma bastante elevada e está próximo dos níveis mais altos. Se utilizando uma espada ele é quase sempre letal ou se tenta convencer alguém, sabe exatamente em que pontos pressionar para conseguir o que quer.

Nível 5 - Experiente: Seu personagem acumulou muito conhecimento nessa característica. Ele já está em um nível muito acima das pessoas comuns, podendo até mesmo ser considerado o melhor nas respectivas áreas. As pessoas podem até subestimá-lo, mas no momento que ele entra em ação o resultado é quase sempre avassalador.

Nível 6 - Mestre: Seu personagem é agora um dos melhores do mundo nessa área em questão. Nesse mundo caótico, isso não necessariamente significa fama, mas nesse nível o conhecimento e desempenho da característica é muito superior do que o das pessoas comuns. Tarefas simples são tão fáceis quanto um passeio no parque e as mais complexas dificilmente o assustam.

Nível 7 ou mais - Lenda: Seu personagem alcançou um nível que apenas os mitos são capazes de alcançar. Pouquíssimas pessoas na história da humanidade alcançaram tamanha habilidade e conhecimento em uma área.

Observação: Níveis acima do 5 são obtidos de formas especiais, portanto, sem o uso de Experiencia.

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